CONDEMAT+ recebe secretária estadual de Meio Ambiente em reunião do Conselho de Prefeitos

Encontro discutiu adaptação às mudanças climáticas, apoio aos produtores rurais e investimentos em recursos hídricos na região.

O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e Região (CONDEMAT+) realizou, nesta sexta-feira (27/03), em Suzano, a primeira reunião do Conselho de Prefeitos de 2026, com a presença da secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, Natália Resende. O encontro marcou o fortalecimento do diálogo entre os municípios e o Governo do Estado em pautas estratégicas para o desenvolvimento regional.

Entre os principais temas abordados estiveram o apoio estadual ao Plano Regional de Adaptação às Mudanças Climáticas e a renovação das outorgas para produtores rurais, especialmente diante dos desafios enfrentados no acesso à água em períodos de estiagem.

O presidente do CONDEMAT+ e prefeito de Arujá, Luis Camargo, destacou a importância do tema para os municípios. “A gente sabe das dificuldades dos produtores rurais na captação hídrica, enfrentando momentos de estiagem. É fundamental avançarmos nesse assunto, com o apoio do Estado, buscando soluções conjuntas”, afirmou.

A secretária Natália Resende ressaltou a relevância da aproximação com os territórios. “Foi excelente, é muito proveitoso estar diretamente com os municípios. Cada vez mais a gente quer fazer com que a diretriz do Governo seja essa de parceria. Só na área de saneamento e recursos hídricos, na região do CONDEMAT+, são mais de R$ 6 bilhões em investimentos para ampliar o acesso à água, mitigar enchentes, limpar rios e melhorar o escoamento nas cidades. Essa é uma missão que temos com o Tietê no Estado de São Paulo, de Salesópolis a Pirapora”, destacou.

Durante a reunião, também foi registrada a participação do município de Jacareí no consórcio, com a presença do vice-prefeito Edgard Sasaki e do presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Carlos Felipe Sepinho. “A partir de hoje, recebemos a cidade de Jacareí na nossa reunião. Fica aqui o nosso abraço e o registro desta nova cidade contribuindo com o fortalecimento do CONDEMAT+”, completou Camargo.

Participaram da reunião os prefeitos Pedro Ishi (Suzano), que também é vice-presidente do Consórcio; Carlos Chinchilla (Santa Isabel), que também é presidente do Conselho Fiscal; Carlos Alberto Taino Junior (Biritiba Mirim), o Inho; Priscila Gambale (Ferraz de Vasconcelos); e Rodolfo Marcondes (Salesópolis), além do vice-prefeito de Guararema, Odvane Rodrigues.

Também estiveram presentes o secretário executivo do CONDEMAT+, Adriano Leite; representantes de Guarulhos, Santa Branca, Poá e Itaquaquecetuba, além de vereadores de Suzano, representantes da SP Águas e autoridades estaduais como o subsecretário de Recursos Hídricos e Saneamento Básico, Cristiano Kenji, e a secretária executiva do Conselho Deliberativo das Unidades Regionais de Serviços de Abastecimento de Água Potável e Esgotamento Sanitário (URAE), Roberta Buendia.

Fotos: Wanderley Costa / Secop Suzano

Deixe uma resposta

Edit Template

Sobre

Fique por dentro das entrevistas exclusivas com os principais nomes em alta. Acesse agora e descubra o que está bombando no cenário atual!

Posts Recentes

  • All Post
  • Educação e Cultura
  • Emprego & Relações do Trabalho
  • Esporte
  • Meio Ambiente
  • Mundo Animal
  • Negócios
  • Obras
  • Outros
  • Política
  • Programa da Marilei
  • Saúde & Bem-estar
  • Segurança
  • Shows e Eventos
  • Tecnologia & Inovação
  • Utilidade Pública

© 2025 Criado por Consultigs Company

Descubra mais sobre Programa da Marilei

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading