O presidente da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, José Francimário Vieira, o Farofa (PL), lançou nesta segunda-feira (22/06) a Escola do Parlamento de Mogi das Cruzes, iniciativa que tem como objetivo qualificar servidores, assessores e vereadores, além de aproximar a população das atividades legislativas e da gestão pública.
O lançamento contou com a presença das vereadoras Priscila Yamagami e Inês Paz, integrantes da Comissão Permanente de Educação da Câmara, além dos vereadores Edson Santos e Bi Gêmeos.
Durante a cerimônia, Farofa destacou o caráter histórico da iniciativa para o Legislativo mogiano. Segundo ele, a criação da Escola do Parlamento é resultado de um trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos, com visitas a instituições semelhantes em diferentes municípios paulistas.
“Hoje estamos realizando um sonho de muitos anos. Trata-se de um passo histórico para a Câmara Municipal, que vai abrir novas portas para a cidadania e fortalecer a participação da população”, afirmou o presidente.
A servidora efetiva da Câmara, Poliana de Lima Noronha, foi nomeada diretora da Escola do Parlamento. Já Thiago Antônio Batalha assumirá as funções de vice-diretor e coordenador pedagógico.

A proposta da escola é oferecer cursos presenciais e online voltados à formação cidadã, gestão pública, orçamento público, técnicas legislativas e temas relacionados à administração pública. A expectativa é que as primeiras atividades sejam iniciadas já no segundo semestre deste ano.
De acordo com a direção da escola, também estão previstas parcerias com a Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), o Interlegis e a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), ampliando a oferta de capacitações gratuitas para servidores públicos e para a população em geral.
A Escola do Parlamento também deverá fortalecer programas já desenvolvidos pela Câmara, como o Parlamento Estudantil e as visitas monitoradas ao Legislativo, ampliando a participação dos cidadãos e incentivando a educação para a cidadania.



