O vereador licenciado Mauro Yokoyama (PL), conhecido como Mauro do Salão, deixou nesta terça-feira (17/03) o comando da Secretaria Municipal da Longevidade 60+ de Mogi das Cruzes e retorna à Câmara Municipal para reassumir o mandato. Mauro do Salão deve se reunir com a prefeita Mara Bertaiolli nesta sexta-feira (20/03), às 15h, para formalizar sua despedida da pasta.
A exoneração ainda não havia sido publicada oficialmente até o fechamento desta matéria, mas deve ocorrer nas próximas horas. Na Câmara, Yokoyama reassume a cadeira atualmente ocupada pelo primeiro suplente do partido, Antonio José da Silva Neto, o Tonhão.
À reportagem, Mauro do Salão afirmou que a decisão foi motivada pela avaliação de que pode contribuir mais com a cidade no Legislativo. “Sinto que posso fazer mais como vereador, pois durante minha permanência na secretaria chegavam muitas demandas da população”, declarou.
Ele destacou que assumiu a pasta em março de 2025, sem estrutura inicial, e que enfrentou desafios ao longo da gestão. Segundo Mauro do Salão, o volume de demandas e as dificuldades herdadas da administração anterior impactaram diretamente sua rotina, levando inclusive a um quadro de ansiedade tratado com acompanhamento médico.
Durante sua passagem pela secretaria, o ex-titular ressaltou ações voltadas à população idosa, como a realização da Conferência do Idoso, considerada por ele um marco para compreender as necessidades do público 60+. “Foi um pilar que me fez entender muito sobre os 60+”, afirmou Mauro do Salão.
Também mencionou a organização do concurso Miss e Mister da terceira idade, que reuniu cerca de 100 participantes, além de visitas a instituições de longa permanência e casas de repouso.
Outro projeto destacado foi o planejamento de um Centro de Referência do Idoso, com articulações junto à USP Leste para apoio técnico na área de gerontologia. Mauro do Salão também buscou referências em equipamentos especializados, como unidades da zona norte da capital paulista.
Apesar de afirmar que não tinha inicialmente a intenção de disputar novamente o cargo de vereador, ele disse que mudou de posição ao entender que poderia contribuir no cenário político local. “Minha meta é conscientizar a população acima de 70 anos sobre a importância do voto e fortalecer políticas públicas voltadas ao envelhecimento”, disse Mauro do Salão.
Ele também destacou que pretende atuar para fortalecer a representatividade da região. “Se quisermos melhorias para Mogi, especialmente nas políticas de envelhecimento, precisamos ter força política e representação”, afirmou.
No Legislativo, Mauro do Salão afirmou que pretende atuar em apoio ao Executivo, mas com foco na cobrança por resultados. “Posso ajudar o Executivo e a população, acompanhando as demandas e cobrando soluções”, declarou.
O vereador também agradeceu ao partido e à administração municipal pela oportunidade. “Sou grato ao PL, ao Boy (Valdemar Costa Neto) e à prefeita Mara pelo acolhimento e pela oportunidade de entender melhor as necessidades dos 60+”, concluiu.
A Secretaria Municipal da Longevidade 60+ foi criada na atual gestão com o objetivo de desenvolver políticas públicas voltadas à população idosa, com foco em qualidade de vida, inclusão e envelhecimento ativo.
A Prefeitura de Mogi das Cruzes informou que não irá se posicionar sobre o assunto neste momento.



