O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, deu um passo importante na definição do cenário eleitoral de 2026 ao avançar nas articulações políticas que envolvem sua possível candidatura à reeleição. A movimentação ocorreu após uma série de reuniões realizadas nos Estados Unidos com lideranças do Partido Liberal e interlocutores ligados à família Bolsonaro.
Um dos principais entraves das negociações foi superado com a manutenção do vice-governador Felício Ramuth, do PSD, na composição da chapa. A permanência garante estabilidade à atual gestão e encerra um período de tratativas internas no Palácio dos Bandeirantes.
O acordo político foi alinhado durante encontro em Dallas, que reuniu o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, André do Prado, e o deputado federal Eduardo Bolsonaro. Nos bastidores, a negociação envolveu o apoio do PL à permanência de Ramuth em troca do fortalecimento da candidatura de André do Prado ao Senado.
A articulação amplia o protagonismo do PL na disputa pelas duas vagas ao Senado por São Paulo e reposiciona o PSD, liderado por Gilberto Kassab, dentro das negociações estaduais. O movimento também indica uma composição mais ampla entre as siglas, com foco na consolidação de uma base política competitiva para o próximo pleito.
Nos cenários em discussão, a expectativa é que André do Prado componha chapa ao Senado com o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, formando uma aliança considerada estratégica para ampliar a força eleitoral do grupo.
Com a definição encaminhada, Tarcísio busca assegurar a coesão de sua base aliada e manter o foco na agenda administrativa do governo estadual. A estratégia mira não apenas a continuidade de projetos e entregas, mas também o fortalecimento político necessário para sustentar uma candidatura à reeleição em 2026.



