A Prefeitura de Mogi das Cruzes anunciou neste sábado (28/03) o reajuste na tarifa do transporte coletivo municipal. A passagem, que atualmente custa R$ 5,30, passará para R$ 5,50 a partir da próxima terça-feira, dia 31 de março. O aumento será de R$ 0,20.
Segundo a administração municipal, a atualização do valor foi definida após um estudo técnico realizado ao longo de quatro meses pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito. O reajuste, de acordo com a Prefeitura, vem acompanhado de medidas voltadas à melhoria do sistema, entre elas a renovação obrigatória da frota.
Como contrapartida, os novos ônibus que começarem a circular na cidade contarão com ar-condicionado, além de recursos de acessibilidade e equipamentos para redução da emissão de poluentes. A previsão é que 26 veículos recebam o sistema de climatização até o mês de maio.
Outro destaque anunciado é a inclusão de um ônibus elétrico na nova frota, que, segundo a Prefeitura, não terá custos para o município.
Atualmente, Mogi das Cruzes conta com 123 ônibus operando em 81 linhas, responsáveis pelo atendimento diário de milhares de passageiros. Apenas em 2025, o sistema registrou 32 milhões de usuários, número que reforça a importância do transporte público para a mobilidade urbana da cidade.
Para chegar ao novo valor da tarifa, a Prefeitura informou que adotou medidas para reduzir os custos operacionais do sistema e preservar a qualidade do serviço. Entre elas estão a isenção do pagamento de outorga nos anos de 2026 e 2027, a redução do índice de reserva técnica e a alteração da idade média e geral da frota.
As propostas foram aprovadas pelo Conselho Municipal de Mobilidade Urbana (CMMU) nesta semana.
Além da renovação dos ônibus, a administração municipal informou que vem investindo na estrutura do transporte coletivo, com a instalação de 16 novos abrigos em pontos de ônibus, capacitação de motoristas e operadores e estudos para adequação de trajetos e horários, de acordo com a demanda de cada bairro.
A cidade era a última do Alto Tietê a definir se haveria reajuste na tarifa em 2026.
Crédito das imagens: Prefeitura de Mogi das Cruzes/Divulgação



